SUBIR

Embates entre México e EUA podem abrir caminho para Mato Grosso aumentar exportação de milho

Publicado em 21/02/2017 as 08h:27min

Os embates causados pela possível renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) pelos Estados Unidos podem trazer grandes oportunidades para o milho brasileiro daqui para frente. A avaliação foi divulgada, ontem, no boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os economistas destacam que, por conta de questões políticas, o México vem apresentando interesse em novos fornecedores para a importação de cereal e o Brasil pode se beneficiar por já ter um protocolo comercial com o país. “Essa pode ser uma grande oportunidade para o Mato Grosso expandir o destino do seu cereal, visto que o Estado vem apresentando boa participação nas exportações de milho no Brasil”, avalia o Imea.

O instituto cita que, apenas em janeiro deste ano, Mato Grosso exportou 1,45 milhão de toneladas, o que representa um share de 77% nos volumes escoados pelo país. E, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o Brasil espera na safra 16/17 uma produção recorde de 86,50  milhões de toneladas de milho, o que pode ser suficiente para atender a demanda mexicana.



Veja mais Notícias

#grupobotuvera

CURTA, SIGA E COMPARTILHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS: